História

Durante séculos, pensava-se que a Terra era o centro do sistema solar, e que o sol e os planetas giravam em torno dele. Como os astrônomos começaram a perceber que a Terra orbita o Sol, a idéia de um sistema solar se formou. No entanto, sem o auxílio de instrumentos ópticos, como o telescópio, havia apenas seis membros do sistema solar visível a olho nu. Urano foi descoberto em 1781, Netuno, em 1846, e para o planeta anão Plutão em 1930. Isso significava que a Terra era o terceiro dos nove planetas em vez de o terceiro de seis.

Tipos

Terra é classificado como um planeta interior, juntamente com Mercúrio, Vênus e Marte. Todos eles têm um núcleo rochoso com poucas ou nenhumas luas. Estes planetas também são categorizados por astrônomos como os planetas terrestres. Os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são chamados de planetas jupiterianos ou gigantes gasosos, sendo composto por uma mistura de gelo e gases congelados com uma suspeita de pequeno núcleo denso. Esses mundos têm muitas luas com mais a ser descoberto a cada década. Plutão já foi classificado como um planeta anão, circundando a borda do sistema solar com outros objetos de tamanho e natureza similar.

Tamanho

Se você quiser ainda contam Plutão como um planeta, então a Terra é o quinto planeta do sistema solar, de nove em termos de diâmetro no equador. Júpiter é de longe o maior, seguido por Saturno, Urano, Netuno, e então a Terra. Marte e Vênus são quase tão grande quanto a Terra e Mercúrio e Plutão são facilmente o menor dos planetas. No entanto, o sol é mais do que 99% da matéria em todo o sistema de energia solar, fazendo todos os planetas pequena em comparação.

Efeitos

Sua distância do Sol tem um grande efeito em cada planeta. Mercúrio e Vênus estar muito mais perto do mundo da posição da Terra são incrivelmente quente. Marte é o mais parecido com a Terra, mas a distância é do Sol faz com que seja impossível de sustentar vida. Os planetas exteriores são mundos muito frio que, mesmo se eles não têm a atmosfera de gases venenosos seria frio demais para sustentar a vida. Distância média da Terra de 93000000 quilômetros do Sol, é o único planeta no sistema solar capaz de suportar uma próspera população de organismos vivos.

Geografia

Terra tem montanhas e fossas oceânicas profundas, mas outros planetas anões mais baixas características físicas da Terra e mais altos. Marte tem muito altas montanhas do Monte Everest, o ponto mais alto da Terra, e também tem abismos profundos quilômetros e quilômetros de profundidade. Velocidade máxima do vento da terra foi cronometrado em 231 mph, mas a velocidade média do vento em Netuno é de 700 quilômetros por hora, com alguns ventos de até 1200 milhas por hora. A temperatura mais quente registrada na Terra estão na faixa de 130 graus, a superfície de Mercúrio pode chegar a até 800 graus.