Eucarya

Eucarya inclui organismos mais familiares com as pessoas e inclui animais, plantas, fungos e protistas. As células desses organismos são eucariotas, possuem um núcleo e organelos membranares complexos, tais como as mitocôndrias e cloroplastos. Embora exista uma grande quantidade de diversidade entre os Eucarya, estes organismos ao nível celular são muito semelhantes um ao outro. Por exemplo, os seres humanos e ratinhos possuem um número semelhante de genes que codificam proteínas - cerca de 30.000. Mark S. Boguski, que tem um Ph.D. em biologia molecular, publicado na revista "Nature", que desses genes ratos "99 por cento ... tem uma seqüência de correspondência do genoma humano". Curiosamente, Eucarya parecem ter adquirido genes através de herança de ancestrais comuns, ou através de outros meios, tais como vírus e bactérias de ambas as Archaeans. Muitos genes metabólicos são semelhantes aos encontrados em bactérias, e os genes que codificam para os processos genéticos são semelhantes aos encontrados em Archaeans.

Archaeans

Muitos Archaeans habitam o que já foram considerados alguns dos ambientes mais inóspitos da Terra, pelo menos do ponto de vista do Eucarya, incluindo fontes termais, fontes hidrotermais e hipersalina profunda (sal) ambientes. Embora uma vez agrupados em estreita colaboração com as bactérias unicelulares procariontes, Archaeans provou a nível celular para ser muito diferente. Estas distinções incluem o processo pelo qual Archaeans replicar DNA e na síntese e na composição da membrana celular. Estudos genéticos sugerem que Archaenas estão mais estreitamente relacionados com Eucarya de bactérias, e que é possível que o primeiro Eucarya foram muito semelhantes aos Archaeans.

Bactérias

As bactérias são organismos utilizados para fazer o queijo, tequila, iogurte, ea fonte de muitas doenças infecciosas. É importante compreender que a filogenética pretende orientar os organismos em relação um ao outro e o último ancestral comum universal. Embora Eucarya e Archaeans compartilhar um ramo do último ancestral comum universal, as bactérias são actualmente colocado em um ramo separado por causa das diferenças significativas entre as bactérias e os outros domínios. Embora as bactérias são filogeneticamente distantes dos outros domínios, alguns genes bacterianos aparecem em ambos os outros domínios. Isso tem proporcionado apoio para a teoria endosymbiont, que sustenta que organelas complexas, tais como mitocôndrias, são o resultado de uma bactéria se tornar um endosymbiont dentro de uma célula Arqueano dando origem a Eucarya. Embora as características de um acções mitocôndrias bactérias endossimbiontes, tais como a estrutura e os genes do genoma mitocondrial e pela presença de duas membranas de cerca de mitocôndrias, alguns problemas permanecem por resolver nos esta teoria.

Vírus

É importante notar que, embora o vírus não pertence a qualquer sistema de domínio são amplamente consideradas como não-vivos, a evidência sugere que o vírus tem um papel significativo na aquisição de genes a partir de organismos vivos. O Império inclui plasmídeos e os transposons que não possuem a cápside em torno do vírus, que são muito menores do que as células vivas de vírus. Os vírus consistem em DNA ou RNA, envolvido por uma proteína da cápside que se liga a uma célula hospedeira potencial no ponto em que o ADN ou ARN viral é injectado para dentro da célula hospedeira. Uma vez dentro da célula o vírus utiliza maquinaria da célula de se replicar. Uma vez que o DNA viral é integrado no ADN da célula hospedeira, o DNA viral é replicado juntamente com a célula hospedeira e transmitidas para as células filhas. As grandes secções de ADN dentro de muitos organismos são inactivos e podem ser, pelo menos parcialmente o resultado de infecções em organismos ancestral. Com efeito, este meio de modificação genética é uma técnica importante em engenharia genética com os genes artificialmente introduzidos em células usando um vector viral ou plasmídeo.