História

Químico sueco Jons Jacob Berzelius, nos primeiros anos do século 19 criou o moderno sistema para escrever fórmulas químicas. Sob sua supervisão na Real Academia Sueca de Ciências, os alunos descobriram vários novos elementos, incluindo vanádio e lítio, e Berzelius foi descoberto vários itens e determinar o peso molecular de quase todos os elementos conhecidos na época. Para simplificar as fórmulas com muitos elementos, Berzelius criou os símbolos de uma ou duas letras para representar os elementos. Neste momento, o número de cada elemento em uma molécula foi indicado com sobrescrito. Hoje, os números subscritos indicam as proporções dos elementos.

Isótopos

Números de pico agora definir isótopos em fórmulas químicas. Isótopos são variedades de um mesmo elemento químico que têm massas diferentes. O número de protões, partículas subatómicas de carga positiva, determina a identidade de um item. Elements, no entanto, pode ter um número diferente de nêutrons, a carga neutra partícula subatômica, e manter a sua identidade fundamental. As fórmulas químicas usar um número sobrescrito antes de o elemento de símbolo para a massa do isótopo.

Exemplos

O urânio, por exemplo, pode ter 141-146 nêutrons, embora mais de 99 por cento do urânio na natureza contém 146 nêutrons. Com 146 nêutrons, peso atômico do urânio é 238 unidades de massa atômica, para um ápice 238 antes símbolo de urânio, U, indica que isótopo. O isótopo com 143 nêutrons, usado em energia e armas nucleares, é indicada com um ápice 235, indicando o seu peso atômico 235. Fórmulas padrão para muitas reações químicas não utilize números sobrescritos para isótopos quando os elementos têm a massa atômica comum, ainda que seria incorreto para indicar que em sobrescrito.

Íons

As fórmulas químicas podem também utilizar pico depois de um símbolo químico para identificar os iões. Os íons são átomos ou moléculas que não têm um número igual de prótons e elétrons, partícula subatômica a carga negativa. Isto cria uma molécula ou átomo que é ou carga negativa, um anião, ou catiões carregados positivamente. Um sinal de mais ou de menos sobrescrito após o símbolo químico indica essa acusação. Um primeiro número antes do sinal de mais ou menos indica o nível de carga. Por exemplo, um ápice 3 + indica o íon tem mais três prótons que elétrons.

Exemplos

Como um exemplo, o elemento de cobre podem existir em falta um ou dois electrões. Quando um elétron está faltando, o íon cobre é indicado por um único sinal de mais nobre após seu símbolo Cu. Quando dois elétrons estão faltando, o íon, de cobre chamado, tem o símbolo Cu +2 seguida de um sobrescrito. Se uma molécula existe como um isótopo, fórmula química indicam colocando a fórmula molecular completa em parênteses, seguido pelo pico mostra a carga.