Ligações polares e não-polares

O carbono-carbono e carbono-hidrogênio ligações encontradas em lípidos não-polares são considerados. Isto significa que os electrões na ligação são compartilhados relativamente igual entre os átomos de. Por outro lado, os elétrons nas ligações entre hidrogênio e oxigênio em uma molécula de água não são igualmente produz uma leve carga positiva no hidrogênio e uma leve carga negativa no átomo de oxigênio. Estes encargos Leia os átomos da molécula de água, chamados dipolos, resultam em água que está sendo definido como uma molécula polar.

Ligações de Hidrogênio

Ligações covalentes polares, tais como os encontrados na água de permitir a formação de pontes de hidrogénio, uma força de atracção entre a fraco ligeira carga negativa na molécula polar e a ligeira carga positiva na molécula polar adjacente. Enquanto ligações de hidrogénio individuais são fraco, o seu efeito cumulativo influencia grandemente as propriedades físicas de compostos polares. Os compostos polares que tendem a ter pontos de fusão muito mais elevadas do que o peso molecular de compostos não-polares semelhantes, e a solubilidade é influenciada pela presença ou ausência de ligações de hidrogénio.

Estrutura Lipid

Lipídios são compostos de longas cadeias de hidrocarbonetos. Compostos de hidrocarbonetos são notáveis ​​para a sequência longa de carbono para as ligações de carbono com átomos de hidrogénio ligados aos átomos de carbono. A electronegatividade semelhante, uma medida da capacidade de um átomo de atrair electrões, átomos de carbono e de hidrogénio resulta em hidrocarbonetos que se formam longas cadeias não polares.

Saturados e insaturados

Os átomos de carbono podem ligar-se com um máximo de quatro átomos adicionais. Um único par de electrões partilhados entre dois átomos é chamado de uma ligação simples. Lípidos saturados têm ligações simples entre os átomos de carbono da cadeia (carbonos sempre formam ligações simples com átomos de hidrogénio). Em lipídios insaturados, uma parte do carbono para ligações de carbono é mais ligação dupla (quatro elétrons são compartilhados entre os átomos). Esta dupla ligação reduz o número de átomos de hidrogénio da molécula e cria uma curva na cadeia. Em poucas palavras, os lipídios saturadas têm como muitos átomos de hidrogênio possíveis em torno da cadeia de átomos de carbono, em que os lipídios insaturados têm menos do número máximo possível de átomos de hidrogênio que cercam a cadeia de carbono por causa da ligação dupla entre dois ou mais átomos de carbono.

Compostos amphipathic

Alguns lípidos são anfipático em que um grupo químico hidrófilo tal como um grupo carboxilo ou fosfato está ligado a uma extremidade. O termo hidrofílico interage com as moléculas de água, enquanto a cauda hidrófoba da molécula mantém a sua natureza hidrófoba. Esta dupla natureza permite que estas moléculas para formar as membranas de células vivas. Eles estão presentes em sabões, em que a combinação de uma cauda hidrofóbica e hidrofílica cabeça permite que outros lípidos para se dissolver em água também.