Energia Química

A energia radiante --- luz --- pode ser transformada em energia química, e vice-versa. A energia química é um processo pelo qual ligações atômicas são quebrados e novos são formados. O processo pelo qual as plantas converter a luz solar em energia química armazenada, chamado fotossíntese, é um exemplo desta transformação de luz. Outro exemplo é o processo de quimiluminescência, onde a energia química seja convertida em luz. Bater um jogo transforma a energia química em luz e energia térmica.

A energia mecânica

A energia radiante pode ser transformada em energia mecânica. A energia radiante tem uma natureza dupla, comportando-se como uma onda e uma partícula. As partículas de luz, conhecidas como fótons, não têm massa, responder às forças e têm ímpeto. Quando a energia radiante se comporta de acordo com a sua natureza de partículas, as suas fótons colidem com os átomos e as moléculas, fazendo-a mover-se. Esta transformação de energia radiante em energia mecânica pode ser demonstrado com um radiómetro Crookes, também referido como um moinho de luz. Este dispositivo consiste num recipiente de vidro contendo as aletas exaustos que giram em torno de um eixo quando exposta à luz.

Energia térmica

A energia radiante pode ser transformada em energia térmica de calor ------. Este processo começa com uma transformação de energia radiante em energia mecânica. Partículas colidem com os átomos e as moléculas, fazendo-a vibrar. Esta vibração cria calor, ou energia térmica. Isto é como o sol aquece o nosso planeta. Este também é o processo pelo qual os fornos de microondas alimentos de calor e dispositivos de infravermelhos para cozinhar os alimentos e produzir tans sol.

Energia elétrica

A energia radiante pode ser convertida em energia eléctrica, e vice-versa. Uma lâmpada converte energia elétrica em energia luminosa. Se a lâmpada é alimentada por baterias, este é um exemplo da energia química seja convertida em energia eléctrica, que é depois transformada em energia radiante. Se a lâmpada é alimentada por um sistema elétrico, de modo que todo o processo pode envolver muitas mudanças, incluindo a energia química, energia térmica, energia elétrica e energia radiante. Este processo também pode funcionar em sentido inverso, com a energia da luz para ser transformado em energia elétrica, armazenada como energia química. Um exemplo deste processo é um painel solar e uma bateria.

Energia sonora

A energia radiante inclui todo o espectro eletromagnético, incluindo bandas de rádio. Embora este tipo de energia de luz não é visível ao olho humano, mas a energia radiante. Esta energia é convertida em energia sonora, uma forma de energia mecânica, por alto-falantes. Todo o processo envolve transformações entre energia radiante, energia elétrica, mecânica e energia sonora.