Sete qualidades primárias dos odores

Assim como a maioria das cores que vemos são constituídas de uma mistura de cores primárias, pode-se argumentar que cheira a função da mesma forma. Odores primários que podem ser misturados em milhares de odores podemos reconhecer. Amoore, um químico especializado em cheiro, estudou o tipo de cheiro que eles tinham uma alta freqüência de ocorrência, e tem usado essa pesquisa para definir uma lista de sete odores primários.

A teoria do "Lock and Key"

O trabalho de Amoore foi baseado no trabalho de Moncerif. Seus resultados publicados em um livro intitulado "The Chemical Senses", no qual ele explicou uma teoria conhecida como a teoria da "chave". Isto sugeriu que os odores são formados a partir de moléculas do processo de uma forma particular, e com formas correspondentes ou receptores que permitissem a absorção e o reconhecimento de odores. A teoria é também muitas vezes referido como a forma de teoria.

Argumentos contra os sete odores primários

Dentro de 10 anos da teoria de Amoore, tinham sido completamente desacreditados, com Moncerif ser um dos primeiro a responder aos Amoore. Moncerif a próxima edição de suas "Os Chemical Senses" afirmou que "as sugestões de que há apenas sete tipos de receptor e sete classes de cheiro é aparentemente insustentável". Os sete odores primários ainda são citados como um meio de classificar os odores, mas a idéia de que há apenas sete formas de o receptor recebeu sete tipos específicos de molécula tem sido refutada.

Anosmia e Smells primário

Enquanto a investigação continua sobre como eo que sentimos o cheiro, um monte de debate é o que nos resta a aprender. Alguns resultados foram apoiados a configuração molecular e receptores em forma. Estudos no odor da cegueira têm sugerido que existe uma certa falta de conformidade entre os tipos de receptores e tipos específicos de anosmia. Até agora, mais de 50 tipos de anosmia foram classificadas, sugere que existem mais de 50 tipos de receptores, e em conformidade com a teoria de Amoore, mais do que 50 primário cheiros.