Composição

Moldavita é mais difícil do que o vidro fabricado e funde a uma temperatura mais elevada. Quando fundido (derretido) e uma vez arrefecido, permanece clara. Vidro comum é de 50 por cento de silício, quase nenhum de alumínio, de 20 por cento de cal e de magnésio, com 20 a 25 por cento de potássio e de sódio. Moldavita é 79-88 por cento de silício, a partir de cinco a 13 percentaluminum, 2,6 por cento de ferro, 3 por cento de calcário, 0,22 por cento de magnésia, cloreto de potássio de 2,6 por cento, de 0,26 a por cento de sódio e 0,1 por cento de água.

Estudo

Em 1788, Mayer descreveu como o vidro moldavita produzido por um vidro antigo. Em 1900, a revista da Sociedade mineralógica da Grã-Bretanha observou que Moldavite é comum entre os sedimentos quaternários tardios terciárias ou no início de Boêmia e Morávia. Em 1933, Leonard Spencer, do Museu de História Natural de Londres, sugeriu que tektites eram estrangeiros, devido à sua dureza e sua superfície, que estão profundamente sem caroço como meteoritos. Em 1960, tektites impacto da Lua foram estudadas e geólogos reconhecido como Moldavite Tektite Terra. Em 2003, um estudo russo financiado pela NASA sugere que o impacto tem sido objecto de um asteróide binário (dois asteróides que orbitam um ao outro).

Ries Crater

A cidade de Nördlingen, Alemanha está no centro da cratera Ries. A borda da cratera é de 660 metros mais alto do que o piso. Um anel de elevado impacto fundamental é de sete quilômetros de largura. Geólogos primeiro pensamento foi Ries cratera vulcânica. Igreja de St. George, em Nördlingen é construído de Suevite de origem local, uma brecha cinza (uma rocha composta de fragmentos de minerais em uma matriz), que foi pensado para ser de origem vulcânica. Nördlingen Suevite é o vidro derretido quente, mais de 50 por cento.

Espalhados campo

Um "campo espalhados" é uma área em que as propriedades químicas e físicas tektites personagens têm a mesma idade, petrologia (tipo de rocha). Tektites não encontrado na cratera de origem. O campo espalhados Central Europeu é uma relíquia dos efeitos Ries Crater, e é a menor das quatro áreas identificadas no mundo. Mapeando o campo espalhado resistido ao teste químico que Moldavite não é extraterrestre.

Choque

No momento do impacto, tektites média de uma polegada de diâmetro foram expulsos cerca de 1 milha para o segundo lugar atrás do meteorito e cerca de 5 quilômetros por segundo da frente. Arrefecimento não foi imediata, porque os gases atmosféricos também foram aquecidas. Algumas partículas caíram para a Terra em 10 minutos. Outros foram levados em altitudes elevadas e foram no ar por horas, para que a área do campo estava cheio influenciado pelo tempo e rotação da Terra.

Treinamento

Tektites do centro da cratera Ries foram espalhados, quatro vezes maior do que aqueles a partir do aro. O meteorito veio em um ângulo oblíquo do oeste-sul-oeste, criando um campo repleto de leste a nordeste, na República Checa. Moldavites formadas a partir dos altos 130 pés de arenito. A distância de 3 milhas do impacto, pressão e calor foram menores do que o ponto de fusão de quartzo, por isso não moldavita formado lá.