Função

Datação radioativa é usado para materiais de data, tais como rochas, fósseis e outros achados arqueológicos. Esta técnica é importante para usar quando os artefatos são encontrados, pois é a principal forma que nós estabelecemos nossa escala de tempo geológico. Esta data nos ajuda a montar a história da Terra, muito antes de nosso tempo. Ele ajuda a data de edifícios, entender quando animais extintos viveram e ainda nos diz quantos anos a Terra.

Características

Datação radioativa funciona usando as capacidades de isótopos radioativos em rochas e seus produtos de decomposição. Isótopos diferem no número de nêutrons em seus núcleos atômicos e alguns são úteis para namorar. O elemento químico que é usado na datação radiométrica é o nuclídeo, um tipo de isótopo, porque algumas delas são instáveis ​​e transformar-se espontaneamente. Quando estes nuclídeos transformar, alguns dos átomos de decaimento exponencial a uma velocidade, que pode ser calculada e é chamada de meia-vida.

Tipos

Existem dois tipos principais de datação radioativa, com base em quantos anos a substância é que os cientistas estão a frequentar. O primeiro está namorando a longo prazo, que pode ser usado para datar rochas que são mais de um bilhão de anos. Os tipos específicos incluem o uso de semi-vida de urânio, potássio, rubídio e estrôncio. O outro tipo é a artefatos de curto alcance namoro mais jovens. O carbono-14 é o principal método aqui, com muito mais curta meia-vida de quase 6000 anos.

História

Os seres humanos têm tentado material de data durante séculos, talvez até mesmo antes de 1700. Em 1900, os cientistas descobriram que havia átomos radioativos no interior das rochas que quebram e podem nos ajudar a datar as rochas. A técnica utilizada para as amostras de data muito menor do que um grama é o espectrómetro de massa, inventado em 1940 e utilizada pela primeira vez em 1950. Este utiliza átomos ionizados e campos magnéticos para desenvolver uma corrente e determinar a concentração de átomos diferentes. Desde então, os cientistas descobriram que muitos elementos podem ajudar a determinar a idade das rochas.

Considerações

Datação radioativa é um procedimento complicado e é fácil de criar resultados imprecisos. A precisão é de extrema importância, e se o cientista não levar em conta a contaminação dos isótopos pai e filha e ter em mente o tempo que se passou desde que a amostra tenha sido criado, os resultados não serão precisos o suficiente. Também existem limitações de semi-vida de cada isótopo - alguns são mais do que outros. E a precisão pode ser comprometida se a rocha não é grande o suficiente para executar duas amostras de diferentes locais para ajudar a confirmar a idade.